BLOG


XI CONGRESSO SUL-AMERICANO DE MEDICINA DO ESPORTE

Durante os 5 dias que estivemos presentes no Congresso de Medicina do Exercício e do Esporte 2019, tivemos a oportunidade de nos atualizar a respeito de assuntos que interessam aos mais diversificados grupos. Mas nossa base de estudos estava focada em atender as situações com as quais nos deparamos com mais frequência, desde que iniciamos nosso trabalho em 2002 na ENAP em Guaratuba. Entre eles: “A importância do Teste Ergoespirométrico e suas aplicações”, A prescrição de exercícios com base na biomecânica de reabilitação”, “Reabilitação Cardiovascular”, “Atividade Física na Terceira Idade”, “A Criança e Adolescente com Cardiopatia Congênita”, “Efeitos do Exercício sobre o Apetite e a Saciedade”, “Exercício Físico no Paciente Oncológico”, entre muitos outros. Os avanços científicos e tecnológicos tem sido um grande diferencial na área da Medicina do Esporte. As pesquisas genéticas irão influenciar a forma como vemos nosso corpo e seu funcionamento nos próximos anos. Esperamos oferecer na ENAP, o que existe de mais moderno em estudos, conscientes de que longevidade e qualidade de vida pouco tem a ver com resultados imediatistas ditados por pressão midiática. A saúde é o bem mais precioso dos seres humanos, nossa vocação é cuidar da sua saúde. Venha conhecer nossos serviços.

Na foto a Triatleta olímpica e médica antidoping Sandra Soldan e a Tetra Campeã do Triathlon de Jurerê Internacional Amanda Paes






NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR UMA ATIVIDADE FÍSICA!

A natação é indicada para todas as idades, na 3ª idade ajuda no condicionamento físico, funcionando na prevenção de doenças, além disso a atividade aumenta o convívio social e melhora a auto estima.
Aqui a natação é tradição de família, no vídeo abaixo seu Rogério de Carvalho Paes, avô de Amanda Carvalho Paes com 90 anos de idade espantando o sedentarismo e esbanjando saúde.


_________________________________________




E a maior dúvida é: dá para nadar normalmente no frio e no inverno? A resposta é SIM! 

Pelo contrário do que muitas pessoas pensam, nadar no frio traz muitos benefícios para a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e umidade adequada para as vias respiratórias. Com o inverno se aproximando, muitas pessoas param de praticar atividades físicas, dentre elas as aquáticas, como medida de precaução, porque pensam que podem pegar resfriado ou gripe. Mas a ciência já superou esse mito, provando que as atividades aquáticas são excelentes para esta época do ano também! Portanto: NÃO pare de se exercitar no frio.



NÃO PARE SEUS TREINOS POR CONTA DO FRIO!
Com o inverno se aproximando, muitas pessoas param de praticar atividades físicas, dentre elas as aquáticas, como medida de precaução, porque pensam que podem pegar resfriado ou gripe. Mas a ciência já superou esse mito, provando que as atividades aquáticas são excelentes para esta época do ano também! Pessoas com problemas respiratórios se beneficiam de grandes vantagens com a sua prática durante o inverno. No entanto, algumas vezes os pais acabam tirando seus filhos da natação no inverno com medo que se resfriem. É justamente o contrário: a natação melhora o sistema imunológico, fortalece o organismo e evita e aumenta o intervalo de crises respiratórias. Bastam alguns cuidados básicos, como evitar o choque térmico, se agasalhando após a prática esportiva, secando bem os cabelos e ouvidos.

Benefícios das atividades Aquáticas no Inverno:

– Fortalecimento Das Vias Respiratórias
Atividades aquáticas como hidroginástica e natação, fortalecem os músculos torácicos e aumentam a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração, ampliando também a capacidade de absorver oxigênio.
– Umidade Adequada (sistema imunológico)
Algumas pessoas, erroneamente, acabam evitando a prática de esportes aquáticos, pois acreditam que isso irá agravar os sintomas dos problemas respiratórios, que são comuns no inverno. Porém, é exatamente a baixa umidade do ar que contribui para a contração de gripe, resfriado, dor de garganta, rinite, bronquite, etc. Devido o fato de a natação ser praticada é um ambiente úmido com temperaturas reguladas, é favorável para reduzir e prevenir os sintomas dessas doenças típicas de inverno, melhorando também seu sistema imunológico.
Por essas e outras razões, não deixe de praticar sua atividade aquática, seja ela natação, hidroginástica, e outras, no inverno!



O NOSSO ADEUS AO AMADO AMIGO HUGO DELAVALLE
Sim, o Professor Hugo foi uma lenda e uma grande estrela do ballet internacional, mas muito além disso, ele foi uma pessoa extremamente gentil e generosa e por este motivo principal conquistou tantos admiradores, fãs e principalmente o coração de muitos amigos. Eu falo em nome dos tantos amigos que ele fez durante a vida. Sua companhia faz muita falta, sua alegria tornava a vida de todos mais leve, sua humildade mostrava o quão grandioso um ser humano pode ser. Eu tive a honra e o prazer de tê-lo como coordenador de Ballet da ENAP e como meu Professor de Ballet, mas a maior honra que recebi foi tê-lo como amigo.

Segue abaixo link para apreciação da história do Grande Bailarino e Coreógrafo Hugo Delavalle.
                 Hugo Delavalle, na ENAP. Eu tive a honra de tê-lo como meu Professor.

Muitas saudades, o céu está em festa por tê-lo recebido, aqui na terra nos despedimos de um anjo. Um dia nos reencontraremos querido amigo.

Hugo Delavalle, Amanda Paes e Fabio Schemiko em Morretes, com destino a Curitiba em passeio de trem pela Serra do Mar Parananense.

Hugo Delavalle em frente ao Museu Alfredo Andersen em Morretes






OS PERIGOS MASCARADOS PELA DITADURA TIRANA DA INDÚSTRIA DA ESTÉTICA.

Somos impactados, repetidamente, com fortes apelos à necessidade de nos inserirmos num status de beleza, que determina um padrão estético quase impossível de se alcançar. É preciso ser magérrima, ter a pele, os cabelos perfeitos, o corpo com medidas inatingíveis, mas criado a partir da mídia, da sociedade e da moda, com o intuito de uma lucratividade sem escrúpulos.
Esse padrão é um tremendo engodo. Absolutamente um equívoco!!!
O conceito de beleza é extremamente variável, como podemos observar através do passar do tempo. De década em década e ainda mais longe, de século em século e está intimamente ligado a preservação da espécie.
Nas mulheres, o volume dos quadris e busto sugerem um maior potencial para a procriação. Já, nos homens, o que chama a atenção, são ombros largos e altura, diretamente associados ao senso de proteção.
Esses aspectos, caracteristicamente biológicos nos revelam o lado mais primitivo do ser humano. Então fica a questão: Estamos sendo mais instintivos, ou racionais? Estamos sucumbindo aos nossos impulsos mais primários e nos deixando manipular pela indústria da moda e do consumo? E como fica nossa saúde psíquica e emocional? Com que valores e relevância, essas questões tão imprescindíveis e delicadas estão sendo tratadas, por nós, por toda a sociedade, pelos ditadores da moda e pela inescrupulosa indústria da beleza, cujos lucros sobrepujam qualquer ética e respeito? Quanto mais sucumbirmos aos apelos de consumo desenfreado, mais longe estaremos de encontrar equilíbrio psíquico e felicidade real.
O autoconhecimento e a aceitação da beleza em suas diferenças, nos torna soberanos de nossas ideias e de nossas vidas. É impossível manipular um indivíduo consciente de suas capacidades reais.
Que necessidade absurda, leva mulheres inteligentes e esclarecidas, a buscarem a qualquer custo e sacrifício, esse padrão, por vezes, tão distante de seu bem-estar real e saúde física e mental?
Seria a competitividade com outras mulheres? A necessidade de agradar seu marido, companheiro, namorado e, até mesmo seus filhos?
Temos acompanhado nos noticiários, repetidamente, a divulgação de mulheres jovens, bonitas e saudáveis, perderem a saúde e até suas vidas, em consequência de terem se submetido a tratamentos mirabolantes e procedimentos cirúrgicos malsucedidos!
A beleza, a verdadeira beleza, não se adquire, milagrosamente, com a aquisição de programas de dietas infundadas, com alimentos específicos e restritivos, nem com fórmulas, pílulas e remédios mágicos.
A verdadeira beleza, está intrinsecamente ligada à saúde, e só pode ser conquistada através de um estilo de vida, pensado e desenvolvido com esse intuito, focado individualmente em cada ser, com suas necessidades e capacidades peculiares.
Alimentação balanceada, programas de exercícios e condicionamento físico elaborados e desenvolvidos por profissionais sérios e competentes, cujo foco são as necessidades de cada um, certamente, a médio e longo prazo, trarão resultados de sucesso!
Será que esse modelo cruel, imposto pela indústria, nos fez inimigas de nós mesmas e nossas semelhantes?
Você realmente precisa comprar todos os produtos milagrosos, na tentativa de ficar mais próxima dos padrões impostos pela sociedade para ser mais feliz e saudável, ou você só está se tornando um ser manipulável para que a indústria da beleza e da “saúde” continue lucrando, sem escrúpulos?
Desejo-lhes uma sincera reflexão e muitos, muitos anos de qualidade de vida, para desfrutarem de tudo com aqueles que as fazem verdadeiramente felizes!



Você sabia que a Natação ajuda no combate a ansiedade?
Isso mesmo! Além de ter inúmeros benefícios para a saúde física, a natação consegue trabalhar no psicológico também! O esporte aquático consegue ajudar a combater a ansiedade e diminuir o estresse, pois proporciona benefícios como:

- Promove o relaxamento muscular;
- Por possuir efeitos terapêuticos, a água consegue estimular a aprendizagem cognitiva e também promover maior concentração;
- Estimula os relacionamentos sociais, provocando mais humor, disposição e motivação;
- Na água, o praticante da natação consegue se libertar em seus movimentos, aprende a ter maior noção de si mesmo e enxergar o seu potencial conforme aprende a nadar.

Entre muitos outros benefícios ligados a esse esporte incrível!

Vem nadar com a gente!





8 de abril, dia da Natação
No dia 8 de abril é comemorado o Dia Nacional da Natação. Essa data foi criada para incentivar e promover a prática do esporte. Como todos já sabem, a natação é excelente para a saúde e é considerado o mais completo de todos, isso porque movimenta e estimula todos os músculos do corpo!
Atualmente, é um dos esportes mais praticados no Brasil!
    História
Essa prática é quase tão antiga quanto a existência humana. Em tempos primitivos, a natação era um meio de sobrevivência para os homens que precisavam fugir de animais e também era usada para sustentar os humanos que caçavam em rios, lagos, e no mar para se alimentar.
Embora os índios já nadassem em águas brasileiras há muito tempo, a natação somente foi reconhecida no Brasil como um esporte oficial em 1897, sendo realizado o 1º Campeonato Brasileiro de Natação no ano seguinte.
Desde os seus primórdios, a natação passou por diversas mudanças até ter seus estilos definidos e se tornar um esporte oficialmente. A primeira competição oficial aconteceu em 1858 na Austrália.
Em 1896, a natação entrou nas edições dos Jogos de Atenas, a primeira Olimpíada da Era Moderna. Nessa ocasião, foram disputadas apenas 3 provas que aconteceram no mar: 100m livre, 500m livre e 1.200m livre.
A natação brasileira foi se desenvolvendo a cada ano e tem conquistado muitas vitórias, destacando-se no cenário mundial, além disso, esse esporte pode ser praticado durante a vida todo, desde os primeiros meses de vida até a velhice.
Nadar é uma delícia e faz muito bem para a saúde. Venha nadar na ENAP! Entre em contato pelo nosso facebook ou pelos telefones (41) 3472-3038 whats (41) 99787-3882 Estamos esperando você!



ATIVIDADES AQUÁTICAS NAS DOENÇAS NEUROMUSCULARES


A Paraparesia Espástica Hereditária (PEH) abrange um grupo heterogêneo de distúrbios neurológicos que tem como principais sintomas a fraqueza e/ou espasticidade dos membros inferiores. A Fisioterapia representa a abordagem terapêutica mais importante para aliviar esses sintomas. A variedade do quadro clínico da PEH é grande, portanto a avaliação individual do fisioterapeuta é importante para a determinação dos objetivos, também individuais. 
Além da fisioterapia motora em solo, dentre as atividades físicas que indivíduos com PEH têm reportado maiores benefícios, destacam-se os exercícios aquáticos como, a fisioterapia aquática (hidroterapia), a hidroginástica e a natação.
As atividades aquáticas podem proporcionar uma variedade de benefícios à pessoas com dificuldades motoras. A água, muitas vezes, ajuda essas pessoas a se moverem de maneira que não são capazes no solo, uma vez que na água ficamos 90% mais leves facilitando assim a movimentação ativa. Além disso, dependendo da posição do corpo e da região a ser trabalhada, a água pode ser usada como resistência ao movimento, fortalecendo a musculatura ou como facilitadora de um movimento que por vezes é difícil ou mesmo impossível fora da piscina; a água funciona também como apoio e suporte, podendo facilitar o equilíbrio.
A temperatura da água pode ser uma aliada. A faixa de temperatura mais utilizada para hidroterapia varia de aproximadamente 30ºC a 35º C, apresentado excelentes resultados na grande circulação, mobilidade e tônus.
O vídeo “Atividades Aquáticas” mostra pessoas com PEH realizando atividades aquáticas como hidroterapia, natação e hidroginástica.
                           SEGUE LINK PARA VISUALIZAÇÃO DO VÍDEO
                           https://www.aspehbrasil.org/2019/03/30/atividades-aquaticas/


texto retirado do site aspehbrasil








                           MULHERES AQUÁTICAS                            Por muitos anos as mulheres foram rotuladas como o sexo frágil e foram excluídas de diversas atividades consideradas masculinas. Aos poucos elas foram conquistando seu espaço não só no esporte mas em outros aspectos políticos e profissionais.                    

A natação se tornou um esporte Olímpico em 1896, mas somente em 1912 as mulheres puderam competir, por sinal, foi um dos poucos esportes que as mulheres puderam competir.                                                   

 Desejamos a todas um feliz dia 🌹




NATAÇÃO PARA TODA FAMÍLIA!

Tudo o que você e sua família precisam, a Escola de Natação Amanda Paes tem! Inicie o mês pensando no bem estar familiar e caia com tudo na água. Aproveite o pacote familiar com 20% OFF !






No verão, a prática de exercícios físicos é tão importante quanto em outras estações! Uma dica para unir o útil e o agradável são as atividades aquáticas, que, além de auxiliarem muito no bem-estar físico, também caem muito bem em altas temperaturas. Que tal, neste verão, ingressar na natação? Aproveita o verão e 







         É possível aprender a nadar depois de adulto? 

É muito comum em adultos, a existência de uma barreira psicológica de achar que não podem aprender algo novo. Mas, o que poucos sabem, é que NÃO EXISTE IDADE para iniciar as aulas de natação.
Porém se você sente insegurança fique tranquilo (a), nós estaremos o tempo todo com você até conquistar a confiança dentro d’água.
Vem pra ENAP, você ainda pode descobrir uma nova paixão. 
Telefones: (41) 3472-3038 ou (41) 99787-3882 whats



Um comentário:

  1. Professor Hugo Delavalle.. Grande Mestre e um Grande Amigo.. Que saudades e que grande perda não somente para a Dança e as Artes em geral, mas para a humanidade em busca de um mundo melhor. Um mundo mais bonito, mais sensível e mais justo para todos, para todas. Até qualquer dia, meu grande e querido amigo e eterno Professor.. s2 Saudades eternas do senhor, Professor Hugo. Com muito amor e carinho, Alexandre de Souza, seu aluno com muito orgulho e muita gratidão na Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra, Turma de Rapazes, com ingresso em 1987.

    ResponderExcluir